O que é testosterona?

O que é testosterona? É um hormônio predominantemente masculino mas é encontrado tanto em homens quanto em mulheres, porém em níveis bem diferentes enquanto em homem os níveis variam entre 260-990 ng/dL, nas mulheres eles são encontrados em níveis que variam entre 10 à 60ng/dL.

Por ser um hormônio que define as características masculina e por ser o principal hormônio sexual masculino ele se tornou sinônimo de masculinidade é um hormônio segregado principalmente pelos testículos do homem e ovários nas mulheres.

SINTOMAS QUE INDICAM BAIXO NÍVEL DE TESTOSTERONA
1 em cada 4 homens com menos de 40 anos tem baixos níveis de testosterona. Como estão seus níveis? Veja se você está entre esses!.

Deficiência de testosterona.

A baixa nos níveis de testosterona podem acontecer por diversos motivos diferentes, obesidade, hábitos sedentários, má alimentação, medicamentos para doenças crônicas, fumo, álcool e o próprio fator da idade que leva a uma queda gradativa a partir dos 30 anos de idade.

Estudos também mostram que entre 40 e 70 anos de idade essa queda de 0,8% ao cada ano, aumentando após os 80 anos.

testosterona-por-idade

Sintomas da Testosterona Baixa

  • Diminuição do desejo sexual;
  • Ereções menos potentes;
  • Dificuldade de  manter uma ereção durante o ato sexual;
  • Diminuição da energia;
  • Perda de massa óssea com maior risco de fraturas;
  • Desanimo e cansaço constantes;
  • Diminuição da massa muscular e força física e ganho de massa gorda;
  • Diminuição da alegria e entusiasmo para as tarefas do dia a dia;
  • Pera de libido e fertilidade em homens e mulheres;
  • Maior resistência a insulina aumentando o risco de diabetes;
  • Stress e o aumento do hormônio cortisol;

Esses são alguns dos principais sintomas de baixo testosterona, mas ele está ligado a muita coisa como aparecimento de doenças crônicas como hipertensão e diabetes. Eu mesmo comecei sofrer de pressão alta ainda que moderada mas com tendência de subir e foi com a reposição hormonal de testosterona que minha pressão arterial melhorou e voltou as seus níveis normais e sem os efeitos danosos medicamentos anti hipertensivos.

Além de saber o que é testosterona, precisa entender seus níveis.

O exame para saber o nível de testosterona no organismo  é o testosterona total, são alguns exames relacionados o FSH (Hormônio Folículo Estimulante) o LH (Hormônio Luteinizante) o DHT (Diidrotesterona) a testosterona livre e Biodisponível. é um exame de sangue simples mas precisa ser prescrito por um médico.

Como aumentar o nível de testosterona?

  • Alimentos para aumentar o nível de testosterona.

    aliementação para aumentar testosterona
    Tenha a dieta do homem superior , elimine o máximo que puder alimentos processados e industrializados de sua dieta, eles são ricos em sódio e gorduras eles fazem com que você engorde e desenvolva diversas doenças crônicas que vão levar ao baixo nível de testosterona no seu organismo.

    De preferência por alimentos frescos in natura, como verduras, frutas, legumes, raízes como Batata doce, inhame, mandioca além de carnes, principalmente a carne vermelha magra.

    Acrescentes gorduras saudáveis a sua dieta como azeite de oliva, abacate, nozes, castanhas, óleos vegetais eles fazem bem ao organismo e ajudam a aumentar os níveis de testosterona.

  • Procure dormir bem e diminuir o stress

    dormir bem aumenta os níveis de testosterona

    Dormir ajuda aumentar o testosterona

    O hormônio testosterona é produzido principalmente durante o sono profundo, por isso e importante dormir bem e o numero adequado de horas, o stress te proporciona uma má qualidade de sono e aumenta os níveis de cortisol o hormônio do stress que vai de encontro ao testosterona diminuindo os níveis do hormônio testosterona.

  • Produção de testosterona através de exercícios físicos.

    aumentar testosterona com execicios fisicos

    musculação aumenta os níveis de testosterona.

    Atividade física além de trazer inúmeros benefícios ao seu organismo melhorando o sistema cardio vascular o sistema respiratório trazendo mais resistência e força física ele também contribui muito para aumentar seus níveis de testosterona no organismo, seja uma corrida ou exercícios de média ou alta intensidade como musculação, com isso nosso organismo passa a produzir mais hormônios dando mais força e energia.

    Opte por exercícios com peso na academia trabalhando principalmente as pernas pois eles estimulam a produção de testosterona.

  • Suplementos para aumentar testosterona

    Os suplementos para aumentar os níveis de testosterona como Sematodrol por exemplo são desenvolvidos especialmente para atuar na produção de testosterona, assim como Tribulus Terrestris, DHEA combinados aos itens acima citados podem elevar os níveis de testosterona, é interessante que você busque orientação de um médico endocrinologista, nutricionista, terapeuta ortomolecular (de preferência).

    Formas de suplementação de testosterona.

    Suplementos via oral, Testosterona injetável, Testosterona sublingual, Testosterona bioidentica (a mais recomendada), Testosterona gel

Conclusão

A reposição hormonal masculina, não deve ser feita somente quando é identificado o efeitos da baixa testosterona e sim antes disso acontecer, agindo de forma preventiva impedindo diversos males causados pelo baixo nível deste hormônio vital para nossa saúde. Não espere que isso apareça se já tem mais de 30 anos consulte um médico verifique seus níveis hormonais faça o exame de testosterona total e comece a agir na prevenção.

Pela web

2 Comments

  1. Pingback: Como Emagrecer Rápido e Com Saúde ➝ [ Dieta Paleo e Low Carb ]

  2. Pingback: Falta de desejo masculino ➝ [ Principais causas da impotência Sexual ]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 − três =