Jejum Intermitente Benefícios, Mitos e Verdades.

Com a popularização do da dieta do jejum intermitente, muito se tem  falado acerca dos seus benefícios em relação ao emagrecimento ao ganho de massa muscular e definição muscular e com isso surgiram muitos mitos sobre esse tipo de dieta ( que na verdade não é uma dieta é jejum). Vamos falar nesse artigo sobre o que é jejum intermitente seus benefícios, mitos e verdades.

Esse artigo baseado nos conteúdos do DR. Vitor Azzini do guia fórmula do homem super saudável.

O que é jejum intermitente?

Jejum intermitente nada mais é do que um jejum, ou seja, você vai ficar um determinado período de tempo pode ser 8, 12, 18, 24 horas, sem se alimentar com alimentos que contenham calorias.

Basicamente o que você poderá ingerir nesse período de jejum é água ao algum tipo de chá ou café mas sem açúcar ou qualquer tipo de adoçante.

jejum intermitente beneficios

Apesar de ser conhecido como uma dieta do jejum intermitente jejum não é uma dieta pois nos período em que você vai se alimentar não terá qualquer restrição alimentar como em uma dieta.

Você poderá se alimentar da forma que quiser, mas claro que se procurar uma alimentação de qualidade os resultados serão bem melhores.

O Jejum intermitente não é necessariamente uma novidade pois já é praticado em muitas religiões por muitos anos, basicamente com o intuito de desintoxicar o organismo para algumas cerimônias religiosas. Mas nos últimos anos começou a a chamar atenção pelo ponto do vista cientifico e fisiológico.

Isso aconteceu basicamente por conta da insulina que esta ligado a obesidade e diabetes. Isso por que quando você ingeri alimentos que contenham açúcar, carboidratos ou amidos. Ocorre um aumento no nível de insulina, a insulina é um hormônio primário.

Sempre que você se alimenta esse alimento é convertido em glicose no sangue a insulina age eliminando essa glicose do sangue e depositando nas células em forma de gordura, isso quando acontece em excesso ocorre a obesidade e ou a diabetes.

É ai que entra o jejum intermitente quando você fica um período sem se alimentar seu organismo não tem a necessidade de produzir insulina. Pois não existe glicose no sangue para ser depositado nas células.

E com isso ocorre uma queda nos níveis de insulina e o aumento dos níveis do hormônio glucagon que tem a função oposta ao insulina.

Dr. Vitor Azzini fala do jejum intermitente

Dr. Vitor Azzini aula sobre o jejum intermitente

Jejum intermitente benefícios e os hormônios glucagon e insulina.

O hormônio glucagon tem a função exatamente oposta a insulina, enquanto a insulina deposita glicose nas células formando gordura, o glucagon reduz a gordura corporal transformando essa gordura em glicose.

Isso ocorre por que o corpo humano necessita de níveis de glicose suficiente no sangue para que ele funcione, para que você continue vivo é com suas funções vitais em pleno funcionamento.

Então a fórmula é simples quando você come a seus níveis de glicose aumentam, seu organismo produz insulina que deposita essa glicose nas células transformando em gordura o que leva a obesidade e o diabetes.

Quando você pratica o jejum intermitente seu organismo produz menos insulina e passa a produzir mais glucagon que elimina essa gordura depositada nas células e transformando em glicose novamente para que seu corpo tenha energia é assim que o jejum intermitente ajuda no emagrecimento.

Outro hormônio que tem seus níveis elevados durante o jejum é o hormônio epinefrina que também tem papel importante na queima de gordura e na manutenção das proteínas musculares impedindo que você perca massa muscular durante o período de jejum intermitente.

Benefícios do jejum intermitente.

Vamos ver alguns dos principais benefícios do jejum intermitente.

  • O jejum ativa a produção dos hormônios queimadores de gordura, glucagon, epinefrina e testosterona.
  • Diminui os níveis de glicose no sangue promovendo o emagrecimento, e protegendo o corpo de doenças metabólicas como o diabetes que também está ligada aos altos níveis de glicose no sangue.
  • Reduz a perda de massa muscular devido ao hormônio epinefrina.
  • Aumenta os níveis de testosterona e hormônio do crescimento (GH) aumentando a libido sexual e disposição dando mais energia para homens e mulheres.
  • Elimina gordura, reduz o estresse oxidativo e reduz a pressão arterial.

Jejum intermitente mitos e verdades.

Existem muito mitos sobre a prática do jejum intermitente, e alguns tem fundamentos vamos falar sobre isso agora.

Uso de medicamentos durante o jejum.

jejum intermitente e os medicamentosExistem alguns medicamentos e suplementos vitamínicos que não são indicados fazer uso estando em período de jejum, suplementos a base de ferro, vitaminas do complexo B eles podem causar desconforto gástrico.

Remédios para diabetes e hipertensão, principalmente os medicamentos para diabetes é necessário um controle rígido dos níveis de glicose no sangue. Então se você faz uso desses medicamentos, é melhor procurar uma orientação com seu médico antes de começar a praticar o jejum intermitente.

Sinto muita fome não consigo fazer jejum!

sinto fome durante o jejum intermitenteIsso é mito, dizer que é impossível fazer jejum devido a fome, tem pessoas que não conseguem ficar algumas horas sem comer que já começam a sentir dor de cabeça, tontura. Na verdade a foma ela não vem de maneira crescente, ela vem em ondas e passa.

 

Você nunca percebeu que estava com com fome próximo da hora do almoço, mas por não poder comer naquele momento não se alimentou e quando foi comer ja mais tarde, percebeu que nem estava mais com fome?

Com certeza sim, isso é normal já aconteceu com todo mundo. Ela não vem e vai crescendo até que você não aguente mais, ela vem e passa, pois você tem depósitos de gordura em seu organismo que estão sendo consumidos.

Uma ótima dica é beber bastante água quando sentir fome, pode ser consumido café ou chá verde por que também são ótimas soluções para esquecer a fome. E por último ocupar-se com algum seus afazeres a fome vai passar.

Posso prática atividades físicas durante o jejum?

jejum intermitente atividade fisicaNa verdade segundo especialista durante o jejum é o período mais indicado para prática de atividades físicas. Isso por que nesse período ocorre uma série de mudanças hormonais no nosso organismo. Como o aumento dos hormônios GH (hormônio do crescimento), adrenalina, nora adrenalina, epinefrina, testosterona e glucagon.

Devido a esse incremento hormonal esse é o melhor momento para prática do exercícios físico. Inclusive é comum no meio esportivo principalmente no atletas de resistência como os maratonista Quenianos onde muitos praticam o jejum.

Tontura durante o jejum.

beba bastante água durante o jejumNa verdade a tontura é um sinal de desidratação, quando você pratica o jejum intermitente você consome menos sal e menos água, isso por causar a desidratação.

Por isso é indicado você beber água além do que de costume durante a o jejum, beba muita de 3 a 4 litros por dia para manter o corpo bem hidratado e evitar esse tipo de sintoma.

Outra coisa muito importante é em relação ao sal, de preferência a qualquer tipo de sal com exceção do sal refinado, pode ser sal grosso, sal rosa do Himalaia que é o mais indicado, sal integral qualquer tipo menos o refinado isso vai contribuir para manutenção saudável da sua pressão arterial.

As dores de cabela também estão ligadas e deficiência de sal (sódio) no organismo, por isso é importante manter seu controle de pressão arterial adequado, mas o jejum não causa dor de cabeça.

Jejum intermitente não é indicado para mulheres.

jejum intermitente para mulheresIsso é um mito! Segundo o Dr. Azzini os estudo não mostram nenhuma diferença entre homens e mulheres em relação a prática do jejum. Uma dúvida muito comum é em relação a testosterona já que o jejum intermitente é conhecido por promover um aumento natural dos níveis de testosterona.

Mas esse incremento dos níveis do hormônio testosterona acontece de forma natural a mulher vai ter esse incremento dentro dos seus limites.

Pois a mulher também possui testosterona em seu organismo em níveis bem menores que os homens. Então o hormônio vai se manter dentro dos limites naturais do sexo feminino, a mulher não vai ficar masculinizada devido a esses níveis.

Jejum intermitente causa câimbras?

O principal motivo para as câimbras é a deficiência de magnésio, nesse caso é aconselhável no período em que se alimenta é consumir alimentos ricos em magnésio.

Também é bastante interessante fazer uso de suplementos de magnésio que podem ser feito em farmácias de manipulação sem muita dificuldade.

Ou usar cloreto de magnésio que é vendido em qualquer loja de suplementos ou de produtos naturais um sachê de magnésio, dilui o magnésio em água deixe na geladeira e beba ao longo dos dias, isso vai suprir suas necessidades de magnésio.

Assista a séria Jejum intermitente descomplicado.

jejum intermitente aulas gratuitas dr. vitor azziniO Dr. Vitor Azzini gravou uma série de aulas gratuitas como tudo sobre o jejum intermitente em uma linguagem simples e direta sem termos médicos complexos para que todos possam assistir.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (12 votos, media: 5,00 de 5)
Loading...

Você precisa ler isso também

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dois × 1 =